Croácia

Um pequeno país de grandes vinhos. Sorte dos 4,5 milhões de habitantes. Sorte do mundo todo, na realidade.
 
O crescimento da popularidade da comida japonesa, entre os brasileiros, nos últimos anos, foi sem dúvida espantoso. Que tal falarmos, então, dessa harmonização?
 
Sempre alertamos, aqui, para a importância da moderação no consumo de álcool. Mas isso não é uma ideia nova, pelo contrário. Essa preocupação sempre esteve presente na história da humanidade, e do vinho.
 
O vinho faz bem à saúde e à alma. Inspira poetas, reúne amigos, aproxima casais. Mas teve uma época em que ele era ainda mais essencial à vida. Quase tanto quanto a água...
 

Carmenère

Essa variedade é conhecida como “a uva perdida de Bordeaux”. Aliás, Carmenère era parte do corte dos vinhos de Bordeaux, muito antes da Cabernet Sauvignon, que apareceu somente no século 18, e da Merlot, surgida no século 19.
 

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é uma terra como nenhum outra. E os vinhos neozelandeses desfrutam, também, de uma identidade sem igual.
 

Malvasia

De origem mediterrânea, a Malvasia é, na realidade, uma família de uvas, todas muito aromáticas. E, provavelmente, uma das mais antigas.
 
Ambos são vinhos fortificados de origem portuguesa. Simplificando, os dois caracterizam-se pela riqueza em álcool e pelo teor em açúcar. São o resultado de uma fermentação alcoólica parcial, interrompida pela adição de aguardente vínica de alta qualidade. Mas e o que os diferencia?
 
Os vinhos Tokaji (pronuncia-se "tocai"), da Hungria, são famosos pelo sabor e pela longevidade, sendo considerados entre os melhores vinhos do mundo! Se você ainda não os conhece, chegou a hora! Uma das preferências das cortes reais europeias nos séculos 18 e 19, foi batizado por Luís XIV como “o rei dos vinhos, o vinho dos reis”.
 

Sangiovese

Essa uva é a essência de alguns dos maiores ícones da Itália, no mundo dos vinhos. E ocupa 10% dos vinhedos daquele país. Bons motivos para conhecê-la melhor...
 
Inocentes ou não, eis algumas mentirinhas relacionadas ao vinho:
 
O clima tem influência direta nas escolhas que fazemos em uma refeição. Então é claro que o clima acaba impactando, também, nas escolhas que fazemos entre os diferentes tipos de vinho.
 
Os lindos e misteriosos filetes que escorrem pela taça de vinho são chamados de lágrimas do vinho, ou, também, de pernas, arcos, abóbadas, arcadas... Mas por que será que eles surgem?
 

Grenache

Grenache é uma das uvas mais plantadas no mundo, alguns dizem ser a primeira de todas! Encontrada em famosos vinhos tintos, a Grenache também produz excelentes rosés, e até vinhos de sobremesa e fortificados. É muito trabalho para uma única uva!
 

Porpetinhas

Muito, muito fáceis de fazer. Boas para o almoço em família, no final de semana, ou para um lanche rápido, agora mesmo... Mais gostosas, ainda, com um bom vinho!
 
Todos sabemos da delícia de desfrutar refrescantes vinhos brancos e rosés durante o verão. Mas nem por isso precisamos abrir mão do prazer do vinho tinto, durante essa estação.
 
A combinação entre o que se vai comer e o que se vai beber é muitas vezes motivo de tensão e discussão. Bobagem.
 
Tem gente que melhora com o tempo. Tem vinho que também é assim...
 
Um metal leve, maleável e resistente. Amplamente utilizado na indústria aeroespacial. O que ele tem a ver com o vinho? Tudo.
 
O consumo regular e moderado de vinho é, sim, benéfico à saúde. Mas um estudo científico canadense, sobre o assunto, foi bem mal interpretado, segundo o próprio pesquisador. Entenda mais sobre o assunto.
 

Alentejo

Esse é um dos nomes mais emblemáticos dos vinhos portugueses, e um dos mais importantes no cenário da produção mundial de vinho, sabia?
 

Riesling

Uma das principais uvas de vinho branco do mundo, a mais importante da Alemanha, às vezes incompreendida e injustiçada... Riesling, responsável por alguns dos melhores, mais complexos e mais longevos vinhos brancos!
 
Já parou para pensar nessa pergunta? Nós paramos.
 

Gewürztraminer

Uma variedade de nome difícil, de pele grossa e rosada, e que está por trás de alguns dos vinhos mais aromáticos de todo o mundo. Produz desde líquidos secos até excelentes doces. Além disso, uma uva que provoca reações extremas, mas nunca indiferença...
 
Por meio desta, esclarecemos, a quem possa interessar:
 
Brownie é uma tradição americana, e é uma excelente alternativa para variar o nosso bolo de chocolate. Imagina, então, com um toque de vinho do Porto?
 
Estava ansioso pelo final de semana, mas não sabe bem, ainda, como aproveitá-lo? A gente dá uma mãozinha...
 

Girar para quê?

Girar o vinho, antes de sentir seu aroma, é um ritual bem interessante. Mas mais do que interessante, é um ritual também muito útil!
 
Você já sentiu uma certa saudade antecipada de determinado vinho, ao servir a última taça de uma garrafa? Provavelmente sim, e provavelmente você não está sozinho, nessa.
 

Uruguai

Com uma população de apenas 3,5 milhões de habitantes, na fronteira com o Rio Grande do Sul, o Uruguai é uma das estrelas em ascensão no mundo do vinho, oferecendo qualidade e excelência!
 

Bolgheri

Bolgheri é uma exceção à regra, quando o assunto é vinho italiano. Entenda o motivo.
 
Há quem, diante dessa imagem, se emocione com esse processo tão tradicional, atualmente quase que reservado para os melhores vinhos de Portugal.
 
Essa delícia francesa já ganhou muitas versões diferentes, desde que virou moda no Brasil. Então, por que não, uma de vinho?
 
Melhor que um vinho, só mesmo um vinho com bons amigos, e boa conversa! Que tal levar algumas curiosidades, para a próxima degustação?
 
Alguns termos do mundo do vinho estão tão presentes, mas, ao mesmo tempo, são tão pouco explicados... um bom exemplo é o “corpo” do vinho.
 

Touriga nacional

Entre as mais de 250 castas nativas de Portugal, esta é a mais famosa e a mais representativa da cultura do vinho português!
 
Quantos estímulos de odor um ser humano pode distinguir? Dez, cem, ou mil? A Revista Science publicou um estudo sobre o tema. E o número é muito maior do que se imaginava...
 
Alguns produtores desafiam a natureza, com vinhedos agarrados às encostas mais vertiginosas, ou em ilhas golpeadas pelo vento e esmagadas pelo Sol. Nos quatro cantos do mundo, encontramos videiras em condições adversas e em terroirs improváveis, no limite do impossível...
 

Fiano

Considerada uma das uvas mais interessantes e prestigiadas do sul da Itália, a Fiano infelizmente é pouco conhecida por aqui...
 

Fondue suíça

Poucas comidas são tão atrativas como fondue. Que tal uma receita tradicional? Agora basta escolher a companhia e um bom vinho! Aproveite nossas dicas de harmonização.
 
Um clássico da cozinha portuguesa, essa famosa sopa é uma excelente escolha para os dias de frio: dizem que essa é uma refeição que esquenta o corpo e a alma! Ainda mais se servida com um bom vinho, e em boa companhia!
 
Informações a respeito dos benefícios do consumo moderado de vinho sempre são interessantes. Mas essa, provavelmente, é uma das melhores!
 

Grechetto

Sua origem é creditada à Grécia, o que explica, inclusive, seu  nome. Mas é considerada uma das muitas uvas nativas italianas, tamanha a tradição de seu cultivo no país, na região da Umbria e nos vizinhos Lazio e Toscana.
 
Definitivamente, a pizza faz parte do nosso cardápio. Não é à toa que temos, no calendário, até um dia dedicado a ela: dia 10 de julho, o Dia da Pizza!
 
A gente sempre diz para desconfiar de qualquer um que diga saber tudo sobre vinho. É humanamente impossível. Então, sempre há mais o que aprender! Dessa vez, vamos falar dos vinhedos?
 
Muitas vezes, aqui, falamos em vinhedos localizados em altitudes elevadas, indicando essa situação como positiva para a qualidade das uvas, e dos vinhos. Você sabe a razão?
 
O século 20 realmente foi marcante para o mundo do vinho. Mas a maior revolução aconteceu, sem dúvida, nos Estados Unidos, onde o século começou sob a Lei Seca, e acabou com o país entre os maiores consumidores de vinho do mundo!
 

Vinho do Porto

O Vinho do Porto é um vinho licoroso produzido na Região Demarcada do Douro. Mais do que isso, o Vinho do Porto é um grande embaixador de Portugal, mundo afora.
 
Engana-se quem acha que somente vinho tinto faz bem à saúde. Uma pesquisa do departamento de Química, Alimentos e Farmácia, da Reading University, no Reino Unido, sugere que 3 taças de espumante, por semana, podem melhorar a sua memória!
 
Trocadilhos à parte, essa madeira é pau para toda obra! Sabe por quê? Porque muitas são as suas funções, no processo de vinificação.
 

Schonburger

Essa uva é uma raridade. Ela merece ser mais conhecida. Ou melhor, nós, amantes de vinho, merecemos conhecê-la!
 

Marsala

Na pontinha da Sicília encontramos a província de Marsala, famosa pela história renascentista, pelos sítios arqueológicos, pelas belas paisagens que emolduram o pôr-do-sol, e pela reserva natural com suas salinas. Mas, acima de tudo, Marsala é famosa pelos seus vinhos fortificados capazes de encantar o mundo!
 
Se você for um deles, acompanhe... Você vai perceber que, quando o assunto é vinho, assunto é o que não falta!
 
O vinho é um excelente acompanhante para as refeições. Isso a gente já sabe. Mas, o mais interessante, é que, além de ser bom para o paladar, o vinho é também bom para o processo da digestão!
 
Cada vez vivemos mais. Cada vez vivemos melhor. Mais, para isso, precisamos tomar algumas medidas, importantes para a nossa saúde.
 

Lanzarote

A ilha mais oriental do arquipélago espanhol das Ilhas Canárias. Vamos conhecer Lanzarote, e seus vinhos!
 

Fernão Pires

Certamente muita gente nunca ouvir falar dela. Mas não há português que não a conheça, porque essa é a casta branca mais plantada em Portugal.
 
Chega de mentiras! Até porque, “in vino veritas”, ou seja, no vinho está a verdade! E também, o bom humor...!
 

Chile

Os vinhos importados mais consumidos no Brasil são os chilenos. Então, é sempre bom renovar nossos conhecimentos a respeito deles!
 
O consumo moderado de vinho faz bem à saúde. Muitas pesquisas endossam isso. Mas uma pesquisa, muito curiosa, diz que o vinho nos deixa, além de mais saudáveis, também mais atraentes! Será?
 

Tejo

Essa região, anteriormente conhecida como Ribatejo, encontra-se em uma extensa planície, ao longo do vale do rio Tejo, o principal rio da Península Ibérica.
 

Sonoma Valley

A pouco mais de uma hora de viagem a partir de São Francisco, na Califórnia, fica Sonoma Valley, terra de excelentes vinhos!
 

Welschriesling

Você acha que não conhece essa uva, né? Continue a leitura, que talvez ela lhe seja mais familiar do que parece...
 
Uma comparação do ponto de vista de quem está degustando...
 

Trufa de vinho

Esses bombons, tão apreciados pela leve textura do recheio de ganache e pela variedade de sabores, ficam ainda mais interessantes com essa receita à base de vinho. Experimente, que vai valer a pena!
 

Queijos

Vinho e queijo são dois prazeres da vida. E nada como desfrutar um prazer com simplicidade. Vamos tentar, então, simplificar as dicas dessa combinação? Esqueça o senso comum, e, em primeiro lugar, não prenda-se à velha máxima de que queijo pede apenas vinho tinto.
 
O mundo do vinho pode parecer formal, austero, chique e elegante. Mas ele também está repleto de histórias engraçadas e até mesmo bizarras. Vamos a uma delas. 
 

Sousão ou Vinhão

Por que dois nomes? Porque na região portuguesa do Minho, de onde essa casta vem, ela se chama Vinhão. No Douro, onde mais se estabeleceu, ela é conhecida como Sousão.
 
De onde será que vem a fama de difícil harmonização entre vinhos e chocolates? Será que ela é verdadeira?
 
O consumo moderado de vinho, como sabemos, traz uma série de benefícios à saúde. Mas o consumo exagerado de álcool, por sua vez, é bastante prejudicial.
 
Com poucos ingredientes, uma taça de espumante vira um coquetel lindo, e cheio de charme. Use sua criatividade, e crie uma colorida mesa para receber os amigos!
 
Não se tratam somente das características organolépticas, ou seja, sensoriais. Para que os vinhos sejam rotulados como suave, demi-sec ou seco, existem critérios estabelecidos por lei. Então, vamos conhecê-los!
 

Borgonha

Uma localização geográfica excepcional. O clima ideal para o cultivo das uvas. Solos perfeitos. Uvas renomadas. Vinhedos notáveis. Uma grande expertise, adquirida ao longo de muitas gerações. Bem-vindo à Borgonha!
 

Grillo

Nome engraçado para uma uva. Traduzindo do italiano, pode significar grilo mesmo – o inseto, mas pode significar, também, em sentido figurativo, capricho. Será essa uva um capricho da natureza? Pode apostar que sim.
 

Alto Adige

Imagine uma combinação perfeita entre a força dos Alpes e o charme mediterrâneo, e você vai encontrar essa denominação italiana, num local com mais de 3.000 anos de tradição vitivinícola: o Alto Adige.
 

Clericot, por favor!

Uma bebida que teria surgido na França, ou na Inglaterra... Mas que acabou fazendo enorme sucesso, mesmo, foi na América do Sul... Ponche? Sangria? Não, é Clericot!
 
Assim como o Cognac, o Armagnac e a Grappa, o Pisco é um destilado produzido a partir da uva. Um primo, portanto, do vinho.
 

Bordeaux

Impossível explicar Bordeaux em um único artigo. Mas dá para começar, e não há tempo a perder...
 

Baga

Baga é uma das muitas uvas nativas de Portugal, mas única no seu valor. Quem aprecia os vinhos portugueses, se não a conhece, precisa conhecer.
 
Quem torce o nariz para os vinhos doces ainda não descobriu o prazer de encerrar uma refeição com eles.
 
Os consumidores não buscam mais, apenas, qualidade. Os degustadores também não. Na hora de optar por uma vinícola ou eleger um vinho, cada vez mais o fator sustentabilidade entra na lista de critérios de escolha.
 
Primeiro, uma tentativa de descomplicar o tema...
O mundo árabe compreende mais de 20 países. O que convencionamos chamar de comida árabe é, na verdade sírio-libanesa. Essa culinária, a qual nos referimos, foi trazida ao Brasil pelos imigrantes árabes que vieram do Líbano e da Síria, no começo do século XX.
 

Campo de Borja

Primeiro, a pronúncia, depois a região e o vinho... Diga Campo de Bor-rra, e estará pronunciando como o fazem os espanhois.
 

Albana

Dentre tantas variedades brancas, mais uma muito interessante: Albana!
 
Imagine a delicadeza de uma mousse, mas com o sabor de vinho. Pare de imaginar, e vá comprar os ingredientes! Está esperando o quê?
 
Todos adoramos ver lindos barris de carvalho, preferencialmente cheios de vinho, não é? Um bom motivo, então, para entender um pouquinho mais sobre eles!
 

Franciacorta

O italiano é um povo com fama de quem gosta de festejar. O vinho espumante é um vinho com fama de comemorativo. Parece combinar, então... E combina, mesmo!
 

Corvina

Se você acha que não conhece essa uva, é bem provável que esteja enganado. Ela faz parte, por exemplo, dos famosos Valpolicella e também dos Bardolino.
 
O consumo frequente de vinho, e em quantidades moderadas, é comprovadamente um hábito saudável. Selecionamos, aqui, 10 motivos para amar essa bebida!
 
Cleópatra, conta a história, tomava banho de vinho... Sem falar no vinho que bebia...
 
Para não levar gato por lebre, e nem achar que focinho de porco é tomada, uma série de “desconfusões”:
 

Carmignano

Carmignano é uma comuna italiana de 12.000 habitantes, localizada no norte da Toscana, a cerca de 20 km de distância da Florença.
 

Alfrocheiro

Também chamada de Tinta Bastardinha. Sem ofensas. Esse sinônimo é oficialmente reconhecido, pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho.
 
Essa é uma receita para quem aprecia tradição. Um molho Madeira verdadeiro. Muito rico em sabor. Inesquecível.
 

Montepulciano

Montepulciano é uma variedade tinta de uva, amplamente cultivada no centro da Itália, mais notavelmente nas regiões de Abruzzo, Marches e Molise, na costa oriental do país, voltada para o Mar Adriático.
 
Rosé? Por quê? Ou então, e melhor, por que não?
 
Não foi Baco nem Dionísio quem os enviou, mas talvez eles tivessem concordado...
 
São muitas as frases célebres, já ditas, sobre o mais célebre dos vinhos espumantes. Selecionamos algumas...
 
O vinho tinto espumante já sofreu bastante. Foi mal produzido e mal consumido. Mas sua sorte mudou!
 
Precisando de motivos? A gente ajuda... Com muito prazer!